This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Centro Knight E ANJ Promovem Curso Gratuito De Videojornalismo

Após Atravessar Em 9 Concursos, Servidor Se Prepara Para Ser Juiz Do Trabalho

Lentamente, a quantidade de brasileiros com nome sujo cai, com o acrescento da firmeza na recuperação da economia. Mas o Brasil ainda tem 60,4 milhões de inadimplentes, de acordo com o Serasa. Se você é um deles, é hora de procurar informações para regularizar sua situação. Pensando nisso, o blog Exame preparou um guia de mitos e verdades sobre o assunto nome sujo, pra elucidar quais restrições a negativação traz e quais seus direitos nessa circunstância. Aprovados Em Concurso Público São Convocados Em Rolim De Moura, RO a tabela de mitos e verdades a escoltar e corra pra limpar teu nome e eliminar as estatísticas. 1. A empresa deve avisar que meu nome será negativado. O Código de Defesa do Cliente manda que a notificação deve ser enviada com antecedência, por escrito.

Advertisement

Preparar-se Para Concursos Públicos Com Aulas De Particularidade E Gratuitas . Se renegociar a dívida, meu nome continua sujo até quitá-la. MITO. Ao renegociar a dívida, o comprador precisa assinar um documento com os detalhes desta renegociação, a dívida anterior é extinta e uma nova dívida surge. Deste caso, seu nome precisa ser retirado dos cadastros negativos após o pagamento da primeira parcela. Se isto não suceder, o consumidor pode entrar com uma ação judicial contra a corporação, pedindo a imediata eliminação e indenização.

  • Onze Convite pra votação pra destaque de Louise Michel
  • 1ª fase FUVEST
  • 31 - EdX Courses
  • quatrorze - Aproveite as provas da escola e se prepare pra existência

Porém, ao renegociar a dívida, o devedor tem que ter certeza de que será capaz de arcar com as parcelas. Se não conquistar realizar com o combinado nas datas agendadas, seu nome volta a permanecer sujo. 3. Meu nome podes ser negativado sem eu estar devendo. VERDADE. Falsificações de documentos e assinaturas são muito comuns e podem levar freguêses à inadimplência injustamente. Por este caso, ao ser notificado por nome sujo, é considerável que o freguês faça um boletim de ocorrência e procure a empresa credora para resolver a ocorrência. Meu Companheiro Indiano E A Seriedade Da Cultura Pela Formação Da Identidade /p>

Advertisement

Também é indicado que o consumidor avise órgão de proteção ao crédito de que tua documentação foi clonada. “Ao saber da fraude, o bureau de crédito oferece um tratamento distinto à cobrança”, explica Raphael Salmi, diretor de gestão e estratégia de Limpa Nome, do Serasa. Se procurar a Justiça, o cliente que sofreu a fraude também possui direito a ser indenizado na organização credora por danos morais, segundo Lívia Coelho, advogada da associação de compradores Proteste.

O comprador só não tem certo à indenização por danos morais se neste instante esteve com o nome sujo antes. 4. Posso ganhar mensagens e ligações insistentes de cobrança. MITO. Ganhar todos os dias mensagens e ligações de cobrança ou passar por ocorrências de vexame pode ser considerado cobrança abusiva, segundo o Código de Defesa do Comprador. “Se o cliente se sente constrangido ou com a tua privacidade invadida, tem que denunciar a organização no Procon ou entrar na Justiça”, orienta Flávio Borges, superintendente de finanças do SPC Brasil.

Advertisement

Todavia, para evitar amolações, é melhor se precaver. Quem está inadimplente deve procurar um acordo com o credor o quanto antes, para impossibilitar que a dívida vire uma bola de neve no futuro. O consumidor podes procurar diretamente o credor ou utilizar os serviços de renegociação de dívida online dos cadastros de inadimplência como Serasa, SPC Brasil e Legal Vista SCPC. Qual A Diferença Entre Oftalmologia, Ortóptica E Optometria? e associações de defesa do cliente também são capazes de ajudar nesta negociação com as empresas. Acesse o passo a passo para limpar seu nome e dicas para renegociar tua dívida. Também, compradores podem bloquear ligações indesejadas ao se cadastrar em serviços dos Procons e do Ministério Público. 5. O banco podes impossibilitar que eu abra uma conta.

VERDADE. O banco pode impedir a abertura de conta corrente e, para que pessoas neste instante é correntista, pode bloquear o cheque especial e suspender a entrega de talões de cheques. 6. O banco pode evitar que eu use meu cartão de crédito. MITO. Quem neste momento possui cartão de crédito e outros empréstimos poderá continuar utilizando o serviço, mesmo com o nome sujo. “O banco não poderá reduzir um serviço que o consumidor prontamente contratou, nem ao menos variar os fundamentos do contrato sem avisar com antecedência”, explica Lívia, da Proteste.

Advertisement

Mas vale relembrar que todo cuidado é pouco com o cartão de crédito, pra não se endividar ainda mais. Também, a entidade financeira poderá dificultar a concessão de novos serviços de crédito, como cartões, empréstimos e financiamentos. 7. O banco pode impedir que eu pague contas no débito automático.

MITO. O pagamento de contas no débito automático é, inclusive, uma sensacional maneira de evitar recentes dívidas. 8. O banco pode descontar dinheiro da minha conta automaticamente. VERDADE. O banco podes descontar dinheiro automaticamente da conta corrente já que um empréstimo não pago, desde que isto esteja calculado numa cláusula no contrato.

Share This Story

Get our newsletter