Estudio Sonia Robatto, 2018

Em 1977, o Mato Grosso foi dividido e construiu-se o Mato Grosso do Sul. Entretanto os dois estados continuam unidos por uma das mais exuberantes reservas naturais do planeta, reconhecida na Unesco como patrimônio natural da humanidade: o Pantanal. Essa perfeita e imensa planície alagada, habitada por uma rica fauna, faz fração da bacia do rio Paraguai. Sabe-se que, há milhões de anos, a região montava um legítimo oceano no meio do continente, não por sorte conhecido como mar de Xaraés. Os rios da região rendem algumas das melhores imagens. Como Se Faz Um Arroz Soltinho? , bem como, alguns dos melhores pratos característicos.

São os peixes de água adocicado, a exemplo do pintado e da piranha , os ingredientes mais utilizados pelos pantaneiros, que apreciam a mojica e os energéticos caldinhos. No Mato Grosso do Sul, a proximidade com a fronteira do Paraguai afeta a cozinha, que adiciona chipa , sopa paraguaia e o vício de tomar tereré , uma bebida fria à base de erva-mate. A vasto comunidade japonesa de Campo Amplo, criada em torno de 1914 com a chegada de imigrantes vindos de Okinawa, tem tua participação pela culinária lugar com os peculiares sobás - as chamadas sobarias se espalham na cidade.

Advertisement

Tereré : Esta bebida, concebida pelos índios guaranis que habitavam regiões do Paraguai e do sul do Brasil, virou símbolo da cultura pantaneira. Trata-se de uma infusão de erva-mate servida fria num recipiente feito do chifre do boi, a guampa - no Sul, o mate é servido quente no chimarrão.

Refrescante, o tereré costuma ser tomado ao entardecer, em rodas de amigos que, normalmente, compartilham uma única guampa. Receitas De Sobremesas Fáceis E Rápidas de piranha : Considerado afrodisíaco, é feito com a carne do peixe batida e misturada à cebola e pimentão. Temperado com alho, sal e colorau, o caldinho ganha folhas de louro, manjericão e pimenta malagueta no momento em que ainda está no fogão.

  • Arroz gohan
  • Peixe com leite de coco zoom_out_map
  • Refresco nutritivo
  • Despeje a massa numa forma untada enfarinhada
  • Rigatoni com sardinha à siciliana

Na mesa, leva salsinha. Chipa : É um tipo de bolacha de polvilho azedo, moldada em modelo de ferradura. Herdada do caderno de receitas do vizinho Paraguai, tem sabor e consistência parecidas com a do mineiro pão de queijo. Abrigo Na Tanzânia Protege Gurias De ‘temporada De Mutilação’ (ou furrundu): Preparado para dias de festividade, esse adocicado característico do Pantanal é feito de cidra ou de mamão verde ralado, acrescido de rapadura, gengibre, cravo e canela.

Advertisement

Linguiça de Maracaju: Característico da Serra de Maracaju, consiste num embutido de carne de boi temperada com pimentas, alho, cebola e suco de laranja azeda. A receita, que surgiu com a migração mineira pro Pantanal, costumava ser feita com carne suína; mas, como a pecuária é um dos pilares da economia regional, acabou sendo substituída na carne bovina. Quase Não Tive Química No Ensino Médio, Diz Aluna De Instituição Pública de pintado: Muito comum nos rios pantaneiros, o pintado aparece em imensas receitas locais. No entanto nenhuma é tão habitual quanto a mojica, um ensopado feito com o filé de peixe, farinha de mandioca, azeite e temperos.

Peixe pela telha: Esta receita comum nos restaurantes do Pantanal manda cozinhar o peixe, geralmente pintado, com legumes e temperos; depois, deve-se cobri-lo com farinha de rosca e colocá-lo numa telha de barro, que será levada ao forno. Vai à mesa em companhia de arroz e molho de cebola. Sobá : Herdado pelos imigrantes vindos da ilha de Okinawa, no Japão, este prato virou um dos símbolos da cozinha de Campo Vasto.

Advertisement

Servida em restaurantes, feiras livres e casas especializadas, conhecidas como sobarias, a receita é um caldo de macarrão, pedaços de omelete, cebolinha e pedaços de carne de porco. Sopa paraguaia : Não se parece em nada com uma sopa. Trata-se, na realidade, de uma torta salgada de milho, queijo meia cura e cebola, que tem origem paraguaia, contudo ficou típica assim como no Mato Grosso do Sul. Ventrecha de pacu: Nessa receita, o pacu é aberto ao meio e, sem espinhas, temperado com uma pasta de sal, limão, pimenta e azeite.

Share This Story

Get our newsletter